sexta-feira, 6 de março de 2015

ENGENHARIA UNIVESP- PORTFÓLIO DE FÍSICA II - SEMANA1

Semana 1

EXERCÍCIO 6 (PORTFOLIO)

Um bloco A, de massa mA = 3,40 kg, é colocado sobre um outro bloco, B, de massa mB = 5,60 kg. O bloco de baixo é preso a uma mola ideal de constante elástica k = 300 N/m com a outra extremidade fixa a um suporte. O sistema é feito oscilar sobre uma plataforma horizontal sem atrito, com uma amplitude de 5,00 cm, e os dois blocos se movem juntos, sem deslizamento entre eles.
a) Qual é o período da oscilação solidária dos dois blocos?
b) Calcule a força resultante que age sobre o bloco superior, A, em função da sua posição. Que força é responsável pelo seu movimento oscilatório?
c) Tomando g = 9,8 m/s2, determine o menor valor possível para o coeficiente de atrito estático entre os dois blocos, Me.
d) Num determinado instante, quando o sistema está com sua velocidade máxima, o bloco de cima, A, é subitamente içado, de forma a não mais tocar o bloco de baixo, B, que continua oscilando. Calcule o período e a amplitude da oscilação do bloco B depois da remoção do bloco A.


Um oscilador massa–mola (m = 200 g e k = 5,00 N/m) sofre a ação de uma força de amortecimento do tipo viscosa, Fv = - bv, com b = 0,040 kg/s.
a) Verifique que o oscilador se encontra no regime subcrítico e determine o seu período de oscilação.
b) Qual é o fator de qualidade deste oscilador?
c) O sistema é deslocado da sua posição de equilíbrio e deixado oscilar livremente. Estime o número de ciclos de oscilação que ele realiza até que sua energia mecânica seja reduzida a 1 % do valor inicial







Nenhum comentário: