domingo, 23 de setembro de 2012

O Menino do Pijama Listrado

 Informações Técnicas
Título no Brasil:  O Menino do Pijama Listrado
Título Original:  The Boy in the Striped Pyjamas
País de Origem:  EUA
Gênero:  Drama
Classificação etária: 12 anos
Tempo de Duração: 93 minutos
Ano de Lançamento:  2008
Estréia no Brasil: 12/12/2008
Site Oficial:

http://www.boyinthestripedpajamas.com
Estúdio/Distrib.:  Buena Vista

Direção:  Mark Herman


Sinopse:
Alemanha, Segunda Guerra Mundial. O menino Bruno (Asa Butterfield), de 8 anos, é filho de um oficial nazista (David Tewlis) que assume um cargo importante em um campo de concentração. Sem saber realmente o que seu pai faz, ele deixa Berlim e se muda com ele e a mãe (Vera Farmiga) para uma área isolada, onde não há muito o que fazer para uma criança com a idade dele. Os problemas começam quando ele decide explorar o local e acaba conhecendo Shmuel (Jack Scanlon), um garoto de idade parecida, que vive usando um pijama listrado e está sempre do outro lado de uma cerca eletrificada. A amizade cresce entre os dois e Bruno passa, cada vez mais, a visitá-lo, tornando essa relação mais perigosa do que eles imaginam. 

Resenha Crítica:

Bruno tem nove anos e não sabia nada sobre o Holocausto e a "Solução Final" contra os judeus. Também não faz ideia de que seu país está em guerra com boa parte da Europa, e muito menos de que sua família está envolvida no conflito. Na verdade, Bruno sabe apenas que foi obrigado a abandonar a espaçosa casa em que vivia em Berlim e mudar-se para uma região desolada, onde ele não tem ninguém para brincar nem nada para fazer. Da janela do quarto, Bruno pode ver uma cerca, e, para além dela, centenas de pessoas de pijama, que sempre o deixam com um frio na barriga.
Nesse novo habitat, além do balanço, o explorar era sua diversão favorita. Em uma de suas andanças exploratórias, Bruno conhece Shmuel (XIMU), um garoto de mesma idade que a sua e que vivia do outro lado da cerca.


 Conforme a amizade dos dois se intensifica, Bruno vai aos poucos tentando elucidar o mistério que ronda as atividades de seu pai. 
Em “O Menino do Pijama Listrado”, a inocência é colocada diante de um monstro terrível e inimaginável, o que chega a ser emocionante e perturbador. Desse modo, a partir da inocente visão de uma criança, o filme desperta a atenção dos telespectadores para a crueldade do Holocausto e o sofrimento dos judeus. 
O tal campo de concentração, como chamavam, não tem nada de belo e de alegre como ele vê nos vídeos mostrados a seu pai, e o menino judeu não se parece em nada com o monstro desenhado por todos. Um dado histórico muito interessante adotado na versão em filme é a utilização de trechos de um antigo vídeo de propaganda nazista, rodado em 1941, que mostrava os campos de concentração como beneméritas cidades construídas por Hitler para presentear os judeus, onde eles viviam felizes na sua segregação.
Então por que ele tem que ser inimigo inimigo de Judeus? 
Aliás, essa é uma das coisas que Bruno não consegue entender. Mas se o amigo Shmuel não pode vir para o lado de cá da cerca, por motivos que ele também não compreende, então talvez seja mais fácil que ele mesmo passe para o lado de lá. 
No que tange à interpretação, Os atores, principalmente as duas crianças protagonistas, são de uma precisão e de uma entrega aos seus papeis, dificilmente vistas em meninos tão pequenos. Parecem anjos caídos em meio ao caos e o olhar dos dois é qualquer coisa de desconcertante. Ja os atores adultos, de forma muito digna, se colocaram na posição de coadjuvantes para que aquelas duas crianças conduzissem a narrativa.
O desfecho é um traço fiel ao nazismo, ao exibir uma cena de terror e dor, em que as pessoas não sabiam que aquela seria a hora de sua morte. Infelizmente, o nazismo sempre irá fazer parte da História, assim, é importante conscientizar a humanidade para que tão grande injustiça não mais assole o planeta. 
Por fim, a pureza e a ingenuidade nas atitudes do menino enfatizam ainda mais o horror do nazismo, que acaba, de uma maneira ou de outra, com a vida de todos. 

Clique aqui e assista o filme no youtube
http://www.youtube.com/watch?v=HXne8WN2VDs

Nenhum comentário: